domingo, 22 de novembro de 2015

Big Sur ( Pfeiffer Burns, ANdrew Molera, Fernwood)

BIG SUR


Big Sur na real é uma parte da CA1, uma via costeira de beleza incrível.

Nossa primeira impressão, na estada em Sand Dollar foi a melhor possível! Apesar da estrada não ser feita para RVs, e sim para um conversível para duas pessoas (olha ai uma ideia romântica, pra quem não surfa), nos saímos muito bem nas curvas e aproveitamos os mirantes para ter refeições alucinantes com  melhor vista do mundo!

Almoço com vista pro mar

Big Sur ou CA 1




 Elefante marinho


JULIA PFEIFER BURNS


Uma cachoeira que deságua no mar. Imperdível! Que visu! Mas não se pode descer. Tem que admirar. E só. Era um propriedade particular, por isso o nome. Se vocês está num RV de 25 pés, vai ficar difícil estacionar assim, bem perto, mas tem pontos de parada um pouco a frente e dá pra voltar andando ladeando os penhascos... (=0) Sério. É possível. E vale demais a vista! Larga de ser chato e para um pouco pra tua mulher admirar, po.
Julia Pfeifer Burns State Park

BIg SUr



ANDREW MOLERA STATE PARK


Olha, essas coisas não tem tanta indicação na estrada. Nós estávamos com GPS e tínhamos várias mapas do google maps impressos que, pra ser franca, foram absurdamente eficazes. Dava pra ter ido praticamente só com eles.SQN. Ajudaram.

Paramos na estrada, atravessamos a pista(economizamos 10 dolares do estacionamento, com o dolar a 4, ta valendo!), fizemos um trilha de uns 40 minutos e chegamos numa linda praia onde desembocava um rio no canto direito e tinha uma onda lindaaaa... uma direta point break formosa e amigavel. Eu senti vontade de surfar. As pessoas estavam se divertindo na água. foi uma energia linda! Saímos no fim do dia de lá.

O rio à esquerda e o mar à direita


A paisagem me lembrou Ubatuba, e pensei em como é difícil impressionar um brasileiro. Nosso país realmente é muito encantador.

Preparando a prancha

Trilha pro paraíso


FERNWOOD


Nós tínhamos dois camppings em mente, e os dois estavam cheios, acredite! Deu até um friozinho na barriga, porque não se pode dormir na estrada na CA1, então, teríamos que seguir dirigindo até achar um ponto de parada. Nada animador.

Mas aí passamos pelo Fernwood Camping e resolver checar e... tinha 3 vagas!!! Escolhemos a nossa de frente pro rio Big Sur e fizemos nossa fogueirinha, tomamos nossa cervejinha ouvindo o barulhinho das águas geladas daquele lugar incrível!! E do banheiro dava pra ver  redwoods (árvores enormes e centenárias características de lá). De manhã, ao acordar, abrimos as cortinas e gastamos tempo vendo o rio e ouvindo o silêncio. Huckup pago por fora, é caro, mas vale a pena. Nós não pagamos, seguramos pro próximo camping.

Café da manhã delicioso na beira do Rio

Nosso RV na sombra das redwoods
Nossa vista À esquerda

Pismo - Morro Bay - Los Osos - Plasket

Pismo Beach


Cidadezinha linda e fofa, com uma longa praia e píer super bonitinhos. A praia é longa e fria, mas a simpatia da cidade conquista. Demos bons rolés de skate e ficamos como em casa no nosso RV tendo tudo conectado às redes da cidade. Ficamos num camping com full hoockup e foi conforto máximo. Tinha até piscina. Não rolou surf, mas dá pra ver que tem potencial.
Vista do Píer de Pismo



Morro Bay



Chegamos a Morro Bay e nem acreditamos na facilidade que foi de encontrar lugar pra parar o RV. Tem um RV Park em frente à praia e tem um estacionamento gratuito que pode pernoitar. Que tudo!! Dormimos de frente pro mar, e de graça! Vimos uma lua linda, namoramos de frente pro mar e acordamos com a galera madrugando pro surf. Quer melhor?






O surf lá é beach break, com água gelada, algas kelps e vimos vários golfinhos, Tem um pico perto da pedra e outro mais pra direita. Rola um crowd pacífico.


Los Osos


Saímos de manha ainda, pós surf rumo a Los Osos. Tomamos um susto quando a estrada vira uma serra, com estrada estreita e muitas curvas. Difícil para um caminhão. Mas subimos bastante até a entrada de uma praia linda. Fizemos uma trilha de descida e chegamos a uma praia selvagem, com dunas altas, encostas de pedras e falésias.

Almoçamos no estacionamento e resolvemos seguir viagem até a Big Sur, já que era hora de enfrentar as curvas...
O dia cinza não ajudou em Los Osos.


Plasket (Sand Dollar)


Sand Dollar Beach

Sempre em lua de mel


Dirigimos poucas horas parando em alguns mirantes e chegamos até o state Park de Plasket. Um parque bem no inicio da CA 1. Oferece pouca estrutura e estava quase cheio. Mas dormimos bem. Em frente fica a praia de Sand Dollar. Super selvagem, tem uma vista linda, um por do sol maravilhoso e é quase exclusiva do camping. 

Tinha ondas grandes e massudas, meio insanas mas surfáveis. Depois que saímos de lá, soubemos que rola tubarão branco. Acredito. Na manhã seguinte encontramos uma baleia cinza filhote sem cabeça. E segundo nossos conhecimentos natural geografics, discovery chanel, isso é obra de Orca. Vai vendo...

sábado, 21 de novembro de 2015

LA (Venice e Santa Monica) - Malibu - Ventura - Santa Bárbara


Los Angeles Underground 


Nosso vôo foi Rio-Panamá-LA e por isso decidimos gastar uns dias por lá. A gente já fez os passeios clássicos como Hollywood, Bervely Hills e calçada da fama da outra vez, e mesmo eu querendo repetir, meu surfista não estava nada animado.



Decidimos então priorizar a praia e ficamos hospedados num hostel na boca do gol, em frente a Venice Beach. Fomos ao Píer Santa Monica de skate e foi um passeio excelente. Pegamos praia em Venice Beach e rolou até um surf de marolinhas por lá. À noite rolou IPA (India Pale Ale- cerveja maravilhosa que tem uma imensa variedade por lá) até cansar. Pertinho do hostel. Não precisamos nos deslocar.


VIsta do Samesun Hostel
Rolé de skate até o Piér Santa Mônica



 Lá o Uber tem funcionado muito bem e você ganha 20% de desconto na primeira corrida. Temos um conhecido brasileiro que está trabalhando com isso e nos levou do aeroporto pro hostel e depois do Hostel pra Santa Fe para pegar o RV. Não sou muito fã de LA porque tem aquela pegada de cidade grande, tem que tá sempre ligado, tem polícia pra todo lado, é bem tensa a energia de lá. Mas ainda assim, vale a pena conhecer.


 Malibu


 Pegamos o RV em Santa Fé, fizemos mega compras no Walmart mais próximo (ganhamos um mapa no próprio local do aluguel), e partimos com medo do transito. Optamos por  dormir em Malibu na primeira noite e fomos para o Leo Carrillo State Park. Uma delícia de lugar que serviu para conhecermos as funções da nossa casa.


Dormimos uma noite tranquila e fomos para a entrada da praia. Atravessando um túnel por baixo da Highway você chega a um praia fofa, com uma onda fácil porém deliciosa até de ver e, nao sei se foi só aquele dia, mas o crowd era, em  grande maioria, nascido em 1960. Que vibe!



Passamos a manhã lá e, como estava chovendo, resolvemos pegar a estrada para Ventura...

VENTURA


Lá estava sol, uma galera surfando, uma onda linda, uma praia top, estacionamento  pro nosso monstrinho, devíamos ter ficado lá.

Rolou uma second session com lanchinho. Muito legal esse lugar, quero passar mais um tempo na próxima. Praia boa, onda boa, vibe boa.

Mas decidimos partir pra Santa Bárbara pela fama da cidade.

SANTA BÁRBARA - DE CINEMA


Primeiro estresse com o RV. Não podia parar nos estacionamentos públicos nem tinha RV PARK por perto, só a meia hora de distância. Mas podia parar na rua. E paramos. E fomos jantar. Cidade linda. Toda organizada, Tomamos cervejas num bar Alemão ouvindo jazz de graça na rua e jantamos comida mexicana, ou seria californiana?, no Sand Bar,  barzinho delicioso na rua principal.

Ao voltarmos pro RV, encontramos nosso retrovisor arrancado, jogado na calçada.A culpa também foi nossa, podíamos ter fechado, mas não atentamos ao tamanho do nosso monstrengo. Com isso perdemos nossa manhã procurando oficina. Aliás, o atendimento da assistência do El Monte é maravilhoso e eles ajudam em tudo com muita paciência.


Não conhecemos o dia em Santa Bárbara e demos um jeito de conse
rtar nosso retrovisor com um jeitinho bem brasileiro.
Nosso armengue no retrovisor
Estacionados no Pier de St.Barbara



Dormir na rua é possível. É barato. Mas não é confortável, é barulhento, é chato. Legal mesmo é dormir no mato.

De Motorhome na Califa - O roteiro - O RV





Todo mundo tem ou já teve vontade de viajar com a casa nas costas um dia. Nós sempre quisemos VIVER assim. Cientes de que seria uma aventura um tanto arriscada em países subdesenvolvidos como o nosso, programamos começar do modo mais fácil. Nos Estados Unidos. Com o dólar nas alturas, alugar um carro com casa junto é uma excelente opção econômica, especialmente se você já tiver acampado alguma vez na vida. Aí, meu bem, você está feito! 

 Para começar, devo dizer que foi a melhor viagem da minha vida até hoje! 

Já conheci muitos lugares no mundo, inclusive já tinha visitado a Califórnia rapidamente, mas ter sua casa e não ter destino é uma ideia que nos deixa extasiados! Foram 10 dias num RV (Recreative Vehicle) e mais alguns nas casas de amigos que nos receberam de coração aberto. Foi como estar sempre em casa. Sem esse lance de check in e checkout, regras e horários. Foi uma viagem livre!! FOI PERFEITA!


 O ROTEIRO 




O roteiro foi definido contando alguns pontos de surf, nenhuma obrigação e muito tempo livre. 

Decidimos gastar 10 dias subindo de LA a San Francisco pela CA1, ou Big Sur, como também é conhecida a estrada costeira. A estrada é cinematográfica e lembra demais a da África do Sul. Um absurdo de beleza e imensidão. 

 Nosso roteiro final ficou assim: 

 - 2 noites em LA (chegamos à noite e pegamos o RV na manha do segundo dia - Samesun Hostel) - Surf em Venice, skate e night 
- 1 noite em Malibu (já com o RV- Leo Carrillo State Park) - surf com a velha guarda e natureza 
- 1 noite em Santa Bárbara, passando por Ventura (rua) - Ventura é um parque de diversões e Santa Bárbara saiu de um filme 
- 1 noite em Pismo Beach (Holyday RV Park) - Não deu surf, mas demos muito rolé de skate 
- 1 noite em Morro Bay, passando em Los Osos (rua) - Surf com golfinhos e algas kelps
- 1 noite em Plasket (Sand Beach - Plasket Campground) - SUrf Adventures 
- 1 noite na Big Sur (Fernwood Camping) - SUrf no paraíso 
- 1 noite em State Park (Sunset State Beach) - Surf sozinho com golfinhos 
- 1 noite em Santa Cruz (Santa Vida) - Surf hippie style 
- 1 noite no state park que não tinha vaga, mas tinha (New Bridge)
 - 1 noite em parada de RV em San Leandro, próximo à cidade de entrega (RV Park Heaven)
- 3 noites em San Francisco (na casa de Jegão, em Oakland) 
- surf na Golden Gate e em Oceanbeach
- 1 noite no Yosemite (em cabana com aquecimento) 
- 3 noites em San Diego (na casa Yan e Bel) - Surf em Oceanside, Trestles e Blacks Beach - 1 noite em LA (curtindo o Halloween! Nosso voo era de manhã) 



 O RV 



Alugamos um RV da El Monte RV, do Brasil mesmo. Fomos com tudo pago mas você tem que deixar mil dólares presos no cartão como garantia de seguro. E rezar pra não usar! Daí você assiste a um filminho de 25 minutos sobre como funciona tudo e voilá! Tem um RV nas mãos. 

Pegamos um de 25 pés que estava com promoção de milhagens incluídas e saímos com nosso pequeno monstrinho por aí! Não aconselho, tá? 19 pés é o tamanho de corte nas grandes cidades e não conseguimos parar em algumas, como Carmel. Pega um de 19 e deixa de ser olhudo! 

A vantagem foi o espaço,claro. Tínhamos uma suíte e mais duas camas de casal desmontadas. Uma cozinha com fogão de 3 bocas, forno, microondas, exaustor e mesa para 4. E tínhamos armários, muitos armários. 


Nosso RV no Sunset RV PArk


Pôr-do-sol em Morro Bay, quentinhos no carro

Vista da minha cozinha em frente ao Big Sur River

 Sobre o monstrinho: 

 - O RV possui 3 caixas. A de água potável, a grey water (água do banho e da pia) e a black water (do vaso sanitário). Quando o painel de luz avisa que está cheio, tem que limpar ou fazer o Hookup (a mágica de limpar consiste em conectar um cano ao local específico, abrir a válvula da preta e depois a cinza pra dar aquela lavada na situação. Um trabalho sujo, mas nem tanto.) O que gasta mais água é banho e lavar louças. É bom economizar!

Banheiro
Cozinha, repare nos armários


- O RV tem ar condicionado, aquecedor, água quente para todas as torneiras e banho, exaustor na cozinha e no banheiro, ducha externa, geladeira e congelador grandes, 2 pias, som ambiente e cortinas, claro. 

Sala de estar/jantar, com o nivelador e a madeira para nossa fogueira no chão. Onde estão as pranchas é outra cama de casal, e a própria mesa também.

 - O aquecimento e a energia elétrica funcionam sem gerador. o gerador pode ser ativado pelo painel de luz e recarrega quando o carro liga. 

 - Balança e faz um barulho louco. 

 - De vez em quando tem que nivelar o carro, mas vem umas paradinhas (nivelador amarelo na foto acima) pra botar embaixo da roda. 


Bastante espaço interno . Cabe toda a sua felicidade.

 - O carro é automático 

 - Precisa ser bom motorista. Mas não precisa de carteira especial. 

Almoço no mirante. Exclusividade e cozinha brasileira!


 - Você pode dormir em qualquer lugar, desde que não tenha placas dizendo o contrário. Sério. Você vai encontrar várias placas indicando que não pode pernoitar ou que não pode RV naquela região. 

 - Pela nossa experiência os melhores lugares para dormir são os State Parks. No meio da natureza, próximo às cidades mas com bastante espaço, você vai entender que seu RV foi feito pra isso. Noites lindas, fogueira, luz da lua e silêncio. Tudo isto com uma casa aquecida, o melhor da sua culinária e quantas IPAs (India Pale Ale) ou vinhos você quiser beber!Esses lugares cobram de 30 a 60 dólares por noite, por carro. 

 NOTA SOBRE OS STATE PARKS - Muitos deles não tem o hookup e alguns outros cobram extra pra fazer. Os banheiros são limpíssimos e você paga, em média, 25 cents por 2 minutos de banho quente. Vale a pena economizar uma água pra ficar mais tempo independente, né? 

 NOTA SOBRE OS ESTACIONAMENTOS COM FULL HOOKUP - Seu RV vira uma casa de verdade. Você se conecta à rede de águas e esgoto, eletricidade e até antena de tv. Aí você ganha vizinhos. Muitos. Na maioria velhinhos com cara de aposentado que adoram pescar e dar conta da vida dos outros vizinhos, claro. Então não parece muito vibe, né? A gente ia quando precisava mesmo.

 - O abastecimento de carros nos EUA é self-service. Para abastecer, pare em frente à bomba e entre na lojinha. Diga o número da bomba e pague um valor que você acha que dá, volte à bomba, encaixe a mangueira no local específico e aperte a paradinha. Se a bomba desarmar antes, volte à loja e pegue o troco. Se for pagar em cartão é na própria bomba. 

 -Eles alugam kits de cama e banho e de cozinha. Uns 50 dólares cada um. Se você for econômico vale mais a pena comprar. 

- Muito cuidado ao abrir a geladeira depois que andar com o carro!!! As coisas se movem e pode causar um acidente.

- GPS é essencial.


 Vou relatar mais detalhadamente os picos nos próximos posts! 



Junta grana, aluga um e mete o pé pra ver a vida!!!