terça-feira, 28 de agosto de 2012

Africa do Sul - um vício

A África do Sul, em especial Jeffreys Bay, é  um daqueles lugares que quanto mais você fica... mais você quer ficar.

Esta manhã ao acordar e abrir as cortinas, deparamo-nos com um grupo de golfinhos saltitantes surfando as ondas perfeitas que entravam na baía. Não bastasse pra começar bem o dia, em pouco tempo uma baleia deu seu show particular nadando graciosamente por horas a fio na frente dos surfistas.

Enquanto eu filmava meu lindo se esbaldando nas direitas, conheci um local muito simpático e conversamos por 4 horas(!) que mais pareceram 4 minutos.

Ele foi muito simpático e abriu minha mente quando falamos sobre a segregação racial que ainda é muito forte por aqui, lembrando-me quão pouco tempo acabou-se o apartheid e que a maior e pior consequência dele é a dificuldade que o povo tem em se misturar visto que os negros guardam de todo e qualquer branco um rancor de nascença.

Outro assunto em pauta - e tome inglês na ponta da língua!! - foi a usina nuclear que querem construir em Thyspunt, uma cidade por aqui. Apesar da cidade não necessitar de outra fonte de energia, de haver sol e vento suficientes para gerar energia limpa, da população ser contra e dos estudos preliminares do impacto ambiental mostrarem o tamanho da desgraça, eles vão construi-la em breve. Um verdadeiro absurdo!! 

Conhecemos Cape Saint Francis e Oesterbaai que são praias pela redondeza. Lindas e desertas, com muitas dunas e alguns pinguins. As ondas estavam maiores que J-Bay, mas não deixei, quer dizer, convenci o marido a não cair sozinho com medo dos tubarões. Ora, já vi todo tipo de bicho grande por aqui e este é o único que não faço a menor questão de avistar.

Na volta, um almoço maravilhoso no restaurante The greek, que já elegi como o melhor da região com pratos de frutos do mar bem servidos e deliciosos.

Os dias estão passando, e a vontade de ficar mais, não.

sábado, 25 de agosto de 2012

África do Sul - outra visão

Depois de alguns dias em J-Bay as ondas deram uma baixada e fomos aos safáris!!

A impressão inicial de que eu era um peixe-fora-d'água por aqui já passou e me sinto uma turista diferente num lugar diferente. Ponto.

Fomos ao Seaview lions game Park que fica há aproximadamente uns 40 minutos de j-Bay em direção a Port Elizabeth. Você vai no seu próprio carro e os animais estão lá desfilando livrementes na selva. Pertinho de você!! É bem excitante!! Os leões, tigres, leopardos, e toda a sorte de felinos selvagens ficam numa espécie de santuário, digamos assim, quase livres. É absolutamente maravilhoso!!

Dia seguinte fomos ao Addo Elephant Park. Aí é outra história... milhares de quilômetros de savana africana com inúmeras espécies em seu habitat natural. Cruzamos com elefantes(sempre comendo), leões, zebras, rinocerontes, porcos do mato (iguais ao Pumba), muitas espécies de veados e similares, além de pássaros lindos e de um visual magnífico. Dormimos no parque num chalé onde a vista era linda e passamos um fim de tarde observando os elefantes devorarem nosso jardim. Assim, bem perto mesmo.

Voltamos a J-Bay no dia seguinte de cabeça feita!! Ainda bem, porque o mar baixou de verdade e por hora não tem surf. Mas tem bons restaurantes e vinhos deliciosos, além de uma companhia inigualável - meu marido!!!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

África do Sul - primeiras impressões

Chegamos na África há 2 dias. De viagem já temos 3, com a gincana de resistência: Macaé - Rio de Janeiro- São Paulo - Johanesburgo - Port Elizabeth - Jeffreys Bay. Ufa!!

Na chegada ainda tivemos um contratempo com nosso travel money card - filho único de mãe solteira e histerectomizada - sendo engolido pela maquininha de sacar dinheiro. Então chegamos assim: esgotados e sem dinheiro. Depois de cancelado, conseguimos partir pra etapa alugar um carro e seguir pra J-Bay, à noite, mão inglesa. Nunca fiquei tão feliz por chegar a um lugar.

Dia seguinte de muito sol, frio, e boas ondas, apesar de médias. Meu surfista tá fazendo a mala e eu, como sempre, registrando tudo. Depois editaremos o filme pra vocês verem.

Casinha agradável, de frente pro Super Tubes, culinária deliciosa, bons vinhos... bem legal.

Só duas coisas ainda me incomodam:

1 - Na minha opinião a segregação racial ainda existe. Os branquelos com cara e sotaque britânicos estão em toda parte e os negros, com seus idiomas diferentes, tímidos, oprimidos, estão atrás dos balcões, caixas ou nas cozinhas. As pessoas não são simpáticas, ao menos comigo, que não tenho cor definida pra eles. Estou em cima do muro. Nem preta, nem branca. Confundo a cabeça deles. Tô me sentindo uma Xica da Silva com meu tratador João Fernandes!!!kkkk

2 - São 5h a mais de diferença. Ou seja, quase 3 da matina e eu aqui com insônia achando que são 10 da noite!!! Vai ser duro!!

Prometo postar fotos amanhã, por hoje não vou mais acordar o marido...

News

Apesar de atrasadíssima na atualização do blog, prometo concluir a Costa Rica até o fim do ano!!!hehehe

Muitas coisas aconteceram desde junho e neste exato momento vos escrevo diretamente de uma noite de insônia na África do Sul - eu realmente odeio esse tal de jet lag...

Sendo assim, as próximas novidades serão sobre este país tão diferente e depois volto a escrever sobre a delícia da Costa Rica, combinado?

Então vamos nós...