terça-feira, 29 de maio de 2012

Papo de Surfista

Se voce eh daquelas que ainda esta boiando nas conversas do seu amado com os amigos sobre o esporte dos antigos reis polinesios, ai vai um mini dicionario pra te ajudar a se comunicar no dialeto deles.


A primeira dica que dou eh: se interesse pelo assunto!! Pergunte!! Ele vai te ensinar com prazer, leve fe.


Direitas - ondas que se desenvolvem ou "quebram" para o lado direito do SURFISTA olhando para a praia. Voce, que esta na praia, ve quebrando para a esquerda, mas a referencia eh DELE!!


Esquerdas - ondas que quebram para a esquerda do SURFISTA olhando para a praia.


Localizaçao da praia - nada mais eh do que geografia. Veja no mapa antes a localizaçao da praia e a partir dai sabera se ela eh virada pra Leste, Oeste, Norte, Sul e derivados. Nao sabe isso?? Ai, ai, ai...
O sol nasce no LESTE e se poe no OESTE. Aponte seu braço direito para o LESTE e identifique os demais pontos cardeais.

 Vento - segue a orientaçao dos ponto cardeais. Meu lindo me ensinou a descobrir a direçao "ouvindo" literalmente. Entao, gire sua cabeça ate que "escute" ou sinta o vento nas duas orelhas. Agora se oriente com relaçao ao sol e... voila!! Descobriu o vento!!! hehehe

Terral - vento que sopra da terra  para o mar, impedindo que a onda quebre antes da hora, favorecendo o surf e principalmente os tubos.

Maral - vento que sopra do  mar para a terra, bagunçando as ondas e deixando quem esta na areia de saco cheio!!! Mar mexido. Podem aperecer os carneirinhos, ta ligado?

Fundo - eh como a areia da praia se deposita no fundo. Isso muda a formaçao das ondas. Depois das ressacas, sempre muda um pouco, pra melhor ou pior. Pode ser de areia, mas existem fundos fixos ou duros, de pedras, recifes ou ate uma laje que termine num beach break.


Swell - ondas que se deslocaram da sua zona de geraçao sem a interferencia do vento que a gerou. Ou seja, uma ondulaçao limpa sem mar mexido.





sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mexico III - Barra de la Cruz

DIA 3


7 e meia e nos la de novo. Camera, tripe, prancha. Ondas mantendo a qualidade e o tamanho. Umas series beeem grandes. Lindo de 6'6' achando pequena pro mar.


Fomos tomar o desayuno e tentamos desenrolar o carro pra irmos a Barra de la cruz. A previsao do swell se mantem e pelo que dizem, Barra so funciona quando ta bem grande em Puerto.


A praia eh voltada pra Sudeste/Leste, o que necessita de uma condiçao especial mesmo!! Da uma olhada no Rip Curl the Search de 2006 que vai entender.


Depois de horas de negociaçao e muitos pesos em ligaçoes telefonicas, conseguimos desenrolar com o Fernando por 550 pesos/dia. Foi o mais barato que conseguimos.


Uma coisa que achei bem legal eh que os telefones publicos nao necessitam de cartao. Voce poe as moedas e vai falando. Mas as ligaçoes sao bem carinhas, viu? 5 pesos da 1:30 min
pra celular.



Auto na mao, pegamos la equipaje, passamos no mini mercado pra compras de emergencia e partimos pra Barra. Sem mapas, com destino certo.


Seguimos la carretera(estrada) sempre em frente no sentido Huatalco. Tranquila. Seguimos por 2:30h mais ou menos. Sempre reto. Sempre. Passamos por varios restaurantes, ou comedores,
como se diz por aqui e quando finalmente decidimos parar, nao tinha mais nenhum!! Quando conseguimos  parar pra comer so faltavam 2 Km pra chegarmos.

Barriga cheia, pe no mundo. A entrada eh bem sinalizada, nao tem erro.






Chegamos no Pepe Cabanas por volta das 17h. Cabanas mesmo. Simples, com cama de casal, mosquiteiro, luz e ventilador. Banheiros coletivos fora. Nao gosto disso. Sou menina.
Desculpem, mas acho que banheiro privativo eh mais importante que cama confortavel.rsrs Na rootizeira, largamos as coisas e fomos pra praia andando. Que furada!! Uns 2 km andando.
E pior, quando chegamos pertinho tivemos que desenrolar porque se cobra para entrar na praia!!! ja viu isso?? 20 pesos pra entrar na praia!!?!?!?! fala serio!!

Desenrolamos porque estavamos realmente sem um puto e fomos ver las olas.


Bem compridas, entrando pela baia. Coisa linda. 6/7 manobras/onda. Lindo! Muitos brasileiros.
Voltamos na longa caminhada de volta pra casa. Banho em banheiro coletivo (argh) e o pior, ainda esquecemos toalhas. Mas a canga salvou.


Corona pra relaxar que amanha eh que terei as reais impressoes daqui.


De cara, o ceu eh mais bonito.




Renta de auto - 550 pesos/dia (Fernando - )
Gasolina - aproximadamente 10 pesos/l
Pepe Cabanas - 180 pesos
Entrada da praia (!!!!!) - 20 pesos/pessoas



DIA 4


Mais um dia lindo de sol em Barra de la Crowd, como apelidamos. hehehe


Descobrimos com o Pepe que se paga para entrar na praia como forma de reverter algum dinheiro pro povoado. Construir escolas, estradas e posto de saude pra eles. Paga quem entra, de carro ou a pe. So nao paga se morar la. Eh, pode ser...


Surf cedo, 8h ja uma cabeçada. As ondas se mantendo como nos outros dias. Tomamos cafe em frente ao mar e voltamos a Pepe pra organizar o bate-volta em algum lugar do sul.


Nossos novos amigos/vizinhos estavam la e decidiram nos mostrar um secret e acompanhar a mini trip.
Viajamos cerca de 1h pro sul e chegamos na praia. Uma ventaca surreal. Tinha ate onda, mas tava beeeem mexido. Decidimos ir ao pueblo mais proximo e foi realmente um prazer.

Alem de serem excelentes companhias, o casal nos levou numa nascente bem escondidinha, bem local mesmo e ficamos la, de molho, no calor escaldante do Mexico por horas a fio.
Era como se estivessemos num SPA. Os peixinhos comendo as peles mortas das feridas dos surfers e fazendo as unhas das esposas... coisa de filme.Depois de algumas horas se
refrescamos, filamos um almoço com eles e fomos passar o tempo na internet enquanto o "aire" nao passava.



Compramos umas tortillas no Tortillas Factory - bem baratinhas - e partimos de volta a estradinha de terra. Quaaaaaaase na chegada o pneu do nosso carro furou. Affff!!!
E tome força pra desatarrachar aqueles parafusos. O carro uma m. Velho, todo enferrujado, os pneus no aro... enfim. Apesar da ajuda dos pescadores locais a quem demos carona,
nao rolou. E decidimos aproveitar o fim de tarde.



Altas ondas, lindaaaaaaaasss!!! Que coisa perfeita!! Enfileiradas... Ora manobraveis, ora entubaveis, festa!! Pos Surf, todo mundo feliz, voltamos ao carro.


Nosso amigo - e heroi - do The Road is Calling que estava ha 3 meses na estrada nos ajudou com um kit de reparo  de pneus e voltamos a Barra muuuuuito felizes.


Dei um adeus com invejinha da linda noite que eles iam passar ali...

 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mexico II


DIA 2


Acordamos bem cedo porque toooodo mundo falou pra gente que o transito no Cidade do mexico eh tenso, principalmente na segunda. Como esse era o unico voo pra Puerto no dia, nao queriamos correr o risco de perder.Pegamos um taxi do centro pro aeroporto.Algo como de Botafogo ate o Galeao e deu uns 160 pesos. Fizemos em 20 minutos num transito razoavel, sem parar em nenhum momento.


A partir dai a rotina de aeroporto: Recolher as pranchas, check in, espera... embarcamos num aviao tuc tuc que me deu medo, serio. Voamos por 1:30h e desembarcamos em Puerto as 13:30h - finalmente!! Clima quente, pessoas mais felizes, sem aquela dura sinistra da capital... aiai... delicia!!


Nos hospedamos no Hotel Acuario, de frente pro mar e principalmente, no pico das ondas!! Ja de cara fomos ver las olas e nao nos decepcionou!! Apesar de ventar e estar meio mexido, a serie e os tubos sao coisas lindas de se ver!! Grande, pesado, lindo!!


Depois de almoçar um burrito mais que delicioso e descansar uns minutinhos, pegamos um taxi ate La Punta (25 pesos). As ondas la sao mais tranquilas, como se costuma dizer, mais deitadas. Boas pra manobrar. Minha impressao eh de que a galera que tava la nao surfava muito bem.hehehe Mas fiz altas imagens do marido quebrandoooo!!! Surf em Puerto eh cedo em Zcatela e La Punta a tarde. Ve no video ae ooo:


http://www.youtube.com/watch?v=zpsA3pNiBww


La Punta eh o canto esquerdo da praia. Mais tranquilo pra banho, mas cuidado! Nada de se empolgar... Algumas pessoas tendo aulas de surf pois pode-se alugar pranchas e/ou professor. Dessa vez nao me arrisquei, tava de film maker seria, mas ate o fim da viagem vou tentar, fato! Tem tipo uma vilinha, mas na real muita gente vai de taxi mesmo. Foi facil conseguir um pra voltar e pegamos um fim de tarde tranquilo vendo as ondas enormes de Zicatela.
A noite, ja na hora do descanso,aparece um desfile por toda a orla da cidade com varias lojas e fornecedores fazendo propaganda e distribuindo balas e lembranças. Todos foram pra rua!! Muito legal!!
Eh sempre bom lembrar que apesar de ser bem parecido com o Brasil e de eu ja me sentir em casa, aqui eh o Mexico.

Empresa aerea - Aeromar
Hotel Acuario  450 pesos de frente pro mar e 400 pra piscina
Taxi de rua ate La punta- 25 pesos
Alimentaçao - algo como 50 pesos/pessoa sem bebida
Aluguel de pranchas - 50 pesos/hora ou 100/dia

A praia nao tem sombra, vale o guarda-sol.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mexico I

Entao vamos começar as dicas de surftrip pelo Mexico porque acabamos de voltar de la.


Algumas informaçoes basicas:



- Mes da viagem: abril/2012
- Lugares escolhidos: costa do Pacifico. Puerto Escondido, La Punta, litoral sul (a partir de Barra de la Cruz)
- Clima: muuuuuito calor e bem seco. Casaco so pro aviao. Na Cidade do Mexico eh mais seco ainda e esfria um pouquinho a noite sim!! 
- Dinheiro: peso (tava 1 dolar/12 pesos)
- Ondas: enormes(!!) em Puerto e manobraveis nas outras (muitas direitas)
- Pranchas: pelo menos 7'2" pra Puerto e maloreira pras outras
- NAO ESQUEÇA O PROTETOR!!



Resumao pronto, senta que la vem historia!!!










DIA 1



Foi uma longa caminhada ate chegar aqui. Saimos de Macae as 17:30 de busao e chegamos no Rio as 21h, mais ou menos.
A chegada no Rio eh sempre muito conturbada, aquela rodoviaria lotada, um milhao de pessoas por metro quadrado. mas conseguimos,com muito custo (os taxistas infernizam sua vida por uma corrida), pegar o frescao que sai da porta da rodo ate o aeroporto internacional.

Enfim, embarcamos a 01:30h da manha, ja com o life bem baixo e meio bolados por pagar uma taxa absurda de U$ 75 por um pacote com 2 pranchas.
E o pior, soubemos que vai aumentar!! Atençao, surfers, ta na hora de uma mobilizaçao em prol da aboliçao dessas tarifas abusivas!!!


Depois de horas a fio sem conseguir dormir, chegamos ao Panama. O voo durou, aproximadamente, 7h e foi bem desconfortvel. Mofamos 2h no Panama, mas foi ate legal pois as tarifas de la sao um pouco mais baixas e o aeroporto eh bem confortavel.
Embarcamos pra Cidade do Mexico e finalmente, depois de mais 3h chegamos!! Nao foi facil desembarcar. Passamos por uma dura logo no finger(aquele corredor fuleiro que a gente desembarca) com um dog e um federal. Depois mais alguns federais nos esperavam pra verificar nossa bagagem, mas nos passamos reto.
No saguao do desembarque ficam varios guardas verificando as bagagens. As malas, antes de irem pra esteira sao enfileiradas e verificadas varias vezes por outro labrador que fica andando em cima delas e cheirando tudo!! Depois de todo esse babado, ainda passamos pelo Rx e fomos sorteados pra passar pela revista manual de outra policial.
Entao, um conselho, cuidado com o que vc leva pro Mexico!!hehehe




Como estavamos com o sarcofago, o preço dos taxis sairiam muito altos, entao resolvemos largar as pranchas no aeroporto e ir de metro!!
Olha, vou dizer a real, eh muito parecido com o metro da Uruguaiana!!! Conseguimos informaçoes com o cara do guarda-volume onde largamos as pranchas e nos arriscamos nas ruas da Cidade do Mexico com uma mala e duas mochilas. Nao eh facil chegar la. As ruas sao esquisitas e a entrada fica escondida no meio daquele monte de barracas exalando cheiros deliciosos de tacos, burritos e afins. Quaaaaaaaaaaaase nos arriscamos a comer, mas estavamos tao cansados que nem conseguimos.
O povo do Mexico eh muito parecido com os brasileiros. Eles nao se incomodam de dar informaçoes, estao sempre rindo e gostam muito dos brasileiros.
Conseguimos ajuda de um local que praticamente nos colocou dentro do metro. Ha muitas linhas, entao tem que ficar ligado porque tem que fazer baldeaçao. Pegamos a linha 1 (rosa), descemos na estaçao Pino Soares (linha 2-azul) e pegamos outro metro ate Zocalo (centro historico).O metro nao eh tao arrumadinho, parece mais um trem, mas foi legal se integrar a populaçao e se sentir parte da pulsaçao da cidade. Soubemos que ha um onibus que sai do aeroporto, mas arriscamos o metro de 3 pesos.hehehe Muitas escadas, viu...









O centro eh lindo!! Como chegamos no domingo estava fervendo!!Um monte de gente na Plaza Mayor, soltando pipas e deitados embaixo de uma mega bandeira do mexico e rodeados pela catedral que eh um luxo e por vaaaaaaaaaarios camelos vendendo todo tipo de acepipes e tranqueiras que vc imaginar.
Conseguimos comer uns tacos deliciosos!! E uma bagatela!! 4 tacos e 1 refrigerante por apenas 27 pesos!! Picante e delicioso!!
Depois resolvemos tomar uma Corona pra comemorar a chegada, mas nao foi uma boa ideia pois nos disseram que nao se pode beber nas ruas da cidade.
Nao vimos outros barzinhos pela regiao. Conseguimos comprar uma estatua maravilhosa por apenas 200 pesos e a informaçao impagavel
de que SIM! Havia um barzinho escondido atras da catedral. Claro que corremos pra la, sentamos e bebemos mais uma cervejinha, agora com calma, e comemos um  mega prato de nachos que nos deixou a noite toda de barriga cheia.

Hotel simples, com vetilador de teto e sem frigobar, porem com uma cama king size e um banho limpo! Tudo isso por 80 pesos. Vale muito!!
Descansar foi crucial porque amanha estaremos de volta ao aeroporto pra voarmos, finalmente, a Puerto Escondido.
Nem acredito.



Informaçoes importantes:
Empresa aerea - Copa Airlines (uns 650 dolares/pessoas)
Preço do guarda volumes - 160 pesos/24h
Preço do metro - 3 pesos/pessoa
Hotel Roble - 80 pesos (cama, banheiro limpo, ventilador, no centro)
Proporçao real/peso = 7/1

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Olaaa

Bem, como apresentaçao do blog, começo pedindo desculpas pela falta de acentuaçao na maioria dos posts. Acontece que o teclado esta desconfigurado e temos coisas mais importantes a fazer do que configura-lo. Mentira!! Ja tentei de tudo e nao consegui!!rsrs

Waleska eh meu nome, sou casada ha quase 1 ano e mulher de surfista a 3. Aprendi muitas coisas com meu lindo, desde aulas inteiras sobre ondas, praias, swells, quilhas, pranchas, oceanografia e afins, ate coisas simples como assistir ao nascer do sol pode ser revitalizante e qualquer saidinha da rotina pode ser perfeita pra revitalizar as energias.

Resolvi criar este blog porque viajamos muito sempre atras das melhores ondas e muitas vezes para lugares tao desconhecidos ou fora do roteiro turistico que nao ha informaçoes disponiveis sobre o que levar, o que vestir, o que fazer... enfim, alguma orientaçao pra quem vai ficar hooooooooooooras sozinha esperando um sorriso iluminado sair do mar.

Portanto,ca estou eu pra dividir o que sei e aprender cada vez mais. Conto com voces para acrescentar informaçoes, discutir assuntos interessantes e, eh claro, as coisas de mulherzinha, ne?

Entao eh isso, muuuuuuuito prazer!!